h1

Final de ano chegando, os golpes virtuais aumentam.

dezembro 10, 2009

Atenção aos golpes de e-mail.

enviado como sendo da policia de um endereço civil@ono.com assunto: departamento policial – atendendo a um reclamante a seu cpf/e-mail é mais um golpe não abram seus anexos ou conteudos.

Características de e-mails falsos usados em golpes on-line

Erros de português

É muito comum encontrar erros crassos de português nos emails falsos, além de uma formatação estranha no texto. Esses são sinais de que o e-mail, provavelmente, é falso, já que as empresas legítimas tomam cuidado para enviar textos bem escritos e formatados.

Endereço estranho

Os golpistas costumam incluir endereços da web nos e-mails falsos para coletar informações das vítimas. Alguns têm o cuidado de criar endereços bem parecidos com os da empresa que usam como disfarce, mas é possível identificar o golpe pelo endereço estranho. Por exemplo, no lugar de http://www.nomedobanco.com.br, o link pode ser http://www.nomedobanco-sp.com.br.

Hospedagem gratuita

Empresas legítimas não hospedam seus sites em serviços gratuitos, como HpG, Geocities, Lycos, Kit.Net ou Gratisweb. Portanto, se você receber um e-mail que o direcione para uma página em um desses serviços, desconfie. Normalmente, as empresas possuem seu próprio domínio.

Pedido de divulgação

Os golpistas on-line têm várias maneiras de distribuir seus emails falsos e, muitas vezes, pedem para as próprias vítimas divulgarem o golpe, incluindo no e-mail o texto “envie para o maior número de pessoas possível”. As empresas que fazem divulgação pela web usam seus próprios bancos de dados para enviar e-mails e nunca recorrem a esse recurso.

Oferta válida somente pela internet

Há empresas que fazem ofertas válidas apenas pela internet. Quando essas empresas são legítimas, colocam à disposição do internauta algum telefone de contato para atendê-lo. É comum encontrar em golpes, por e-mail, a afirmação de que a promoção ou oferta só é válida pela internet, numa tentativa de evitar que o internauta entre em contato com a empresa real e descubra que a oferta é um golpe.

Além disso, os internautas devem ficar atentos para as ofertas que incluem preenchimento de cadastros, entrada em links ou download de algum arquivo. É recomendável ignorar essas ofertas ou entrar em contato com a empresa responsável e verificar se são reais. Tomando esses cuidados, é possível ficar mais seguro e evitar as armadilhas digitais que surgem todos os dias.

NUNCA abra qualquer e mail de banco, correio,loja, site, receita federal ou qualquer instituição que peça qualquer tipo de informação pessoal, ou que tenha um link com qualquer tipo de anexo, selecione ele e marque como tentativa de phishing, se todo mundo fizer isso… vamos cortando as asas dos vírus/hakers/spamers ou qualquer coisa do gênero.

NUNCA abra uma foto que não foi carregada automaticamente ou aberta por seu programa de e-mail, não importa que seja de seu melhor amigo ou “amante”, com certeza é vírus, e se for um fraquinho o estrago é pouco, se for o bella Vita, ele simplesmente FORMATA seu hd em menos de um minuto, como se vc tivesse puxado a tomada do pc, sem a possibilidade de salvar qualquer dado no hd.

NUNCA fique curioso com e mails convidativos para : entrar no site e pegar seu dinheiro, vc foi premiado, vc é o visitante 1,000,000,00 e ganhou um premio, retire aqui… se não for vírus, é uma tentativa de instalação de phishing ou coleta de dados para hackers…

SUA E NOSSA segurança só depende de nós mesmo. Abraços a todos e um fim de ano de paz.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: